quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Preconceitoo


Preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual.

O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes. O preconceito racial, ou racismo, é uma violação aos direitos humanos, visto que fora utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e as atrocidades que ocorreram ao longo da história.

Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “faltam” para serem semelhantes à grande maioria. Podemos citar o exemplo da civilização grega, onde o bárbaro (estrangeiro) era o que "transgredia" toda a lei e costumes da época. Atualmente, um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente. Outra forma de preconceito muito comum é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo.

O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.


postei isso por causa de uma amiga que sem maldade acabou falando que não gostava de negros e ela quase foi agredida =/

detalhe : ela é negra



bjsbjsbjs

3 comentários:

  1. Putz fala sério, como assim ela falou "sem qrer" uma coisa dessas?
    sem explicação!

    ResponderExcluir
  2. tipoo
    ela estava no onibus com alguns vindo para encontrar com outros amigos ..

    aii eles estavam falandoo sobre namoro, ai ela disse que naum gostava de "preto" para namorar ..

    só q o que saiu mais alto foii o "preto"

    entende? rs

    ResponderExcluir
  3. Beem interessante! No blog do Jornal da Minha escola (o qual eu tbm publico algumas coisas)tem um post sobre Preconceito!
    Visita láh e deixa seu comentário!
    http://jornaljvdas.blogspot.com/

    ResponderExcluir